- Só penso em comida - https://www.sopensoemcomida.com.br -

Petisco: Kebab de lombo

post-kebab-de-lombo

 

Kebab é uma comidinha muito da gostosa, que eu simplesmente AMO. Super tradicional no Oriente Médio, se espalhou pela Europa e outros continentes com algumas variações. Aqui no Brasil é o famoso churrasquinho grego, que até hoje não tive coragem de provar… medinho de virar rainha e ficar no trono por dias. Vai saber, né? Infelizmente ainda não dá para confiar muito na higiene da nossa comida de rua das antigas.

Minha experiência mais profunda com o kebab foi quando passei um verão na Grécia. Por lá é conhecido como gyros, mas é basicamente a mesma coisa: carne, frango ou carneiro (the best!), com tomate, cebola crua, tzatzik (molhinho de iogurte com pepino e hortelã) e batata frita, envoltos em um pão chato quentinho. Este pão é mais grossinho que o nosso pão sírio, ele é um pouco mais massudinho, chamado pão pita. Voltando ao assunto,  eu estava no auge dos meus vinte e pouco anos e vivia na pindaíba. E gyros ou kebab é super baratex por lá… Todo esse drama para justificar que eu comi gyros todos os dias em que fiquei lá. Sério. TODOS OS DIAS! Mó delícia!

Chega de blá blá blá e vamos para a minha versão de kebab, feita com lombo de porco. Não por nada, só porque eu tinha um lombo dando sopa no meu freezer. Se tivesse frango, carne ou quem sabe um cordeirinho, faria a mesma coisa.  Lembrando que esta não é a receita tradicional, esta é à minha moda, do jeito que eu gosto.

Rendimento: 2 porções

INGREDIENTES

MODO_PREPARO

  1. Temperar o lombo com sal, suco de limão e pimenta do reino e deixar marinar por pelo menos 15 minutos.
  2. Ralar o pepino no ralo grosso, salgar e deixar drenar sobre uma peneira grande por aproximadamente 20 minutos. Quando tiver soltado bastante líquido, lavar sob água corrente e espremer bem com as mãos.
  3. Colocar o iogurte num coador de café de papel (ou algumas folhas de papel toalha) sobre um funil para drenar o soro.
  4. Misturar o pepino + iogurte + hortelã + sal + pimenta + azeite + alho esmagado = Tzatzik
  5. Grelhar o lombo dos dois lados e cortar em tirinhas.
  6. Passar o Rap10 na frigideira com pouco azeite dos dois lados até ficar ligeiramente dourado e principalmente bem quentinho.
  7. Colocar o lombo + tzatzik + cebola roxa + coentro, enrolar o pão em formato de cone, e mandar brasa!

DICA: Eu gosto de prender a base do cone com um papel alumínio (igual ao da foto). Além de ajudar a segurar o kebab, deixa ele mais charmosinho e me faz lembrar da Grécia. Ah… A Gréciaaaa…