- Só penso em comida - https://www.sopensoemcomida.com.br -

Meu arroz de carreteiro

Arroz_Carreteiro_Abertura [1]

Sempre que eu vou para a praia eu faço o meu arroz de carreteiro. Quando eu digo sempre, é sempre.

Mesmo que não tenha tido churrasco, eu faço assim mesmo, substituindo as carnes que sobram do churras por linguiça calabresa defumada. Essa foi a solução que eu achei para poder fazer esta receita que eu AMO aqui em São Paulo também, já que eu não tenho churrasqueira aqui.

Já faço esse carreteiro há uns dez anos. Aprendi com uma gaúcha quando morei em Londres (a long time ago… deixa pra lá!), ao longo destes anos já mudei um monte de coisas, tirei ingrediente, coloquei coisas novas, até chegar nesta combinação que já é fixa há pelo menos uns quatro anos e que virou o “Meu” arroz de carreteiro, que meus amigos tanto pedem quando vamos para a praia.

Na verdade, analisando o meu arroz bem friamente, ele nem é mais um arroz de carreteiro, é beeem diferente do tradicional gaúcho (gaúchos vão querer me matar por chamar o meu arroz de carreteiro). Mas é bom assim mesmo! Hahahaha!

Quer fazer também? Te adianto que vale muito a pena. Fica um arroz super rico em sabor, cor, mistura de sabores… Uma delícia! Mas bem simples de fazer.

Rendimento: 8 pessoas

INGREDIENTES [2]

2 linguiças tipo calabresa defumada grandes, sem a tripa e em cubinhos

1 cebola grande em cubinhos

5 dentes de alho grandes esmagados

2 colheres de sopa de óleo

2 xícaras de arroz branco

2 latas de cerveja preta (Gosto de usar a Caracu que não é tão adocicada como as bocks, nem tão amarga como as stouts)

Água suficiente para cobrir o arroz (+ou- 2 xícaras)

Sal a gosto

8 ovos caipiras

150 g. de mussarela ralada ou fatiada

4 tomates em cubinhos

1 xícara de cheiro verde picadinho

Azeite extra virgem a gosto (eu gosto com bastante!)

MODO_PREPARO [3]

1) Em uma panela grande e funda, refogar a calabresa em fogo baixo até soltar toda a gordura e ficar douradinha.

2) Juntar o óleo, a cebola e o alho e refogar até que a cebola fique transparente.

3) Acrescentar o arroz e refogar até que esteja bem envolto na gordura.

4) Colocar a cerveja preta, a água e salgar. (Cuidado com o sal – a calabresa já é salgada). Cozinhar o arroz por aproximadamente 20 minutos em fogo baixo com a tampa da panela semi aberta.

5) Quando o arroz estiver cozido, mas com um pouco de água (se a água tiver secado, colocar mais água e esperar ferver para continuar), colocar os ovos inteiros sobre toda a superfície. Salgá-los individualmente e tampar a panela. Manter fogo baixo.

6) Quando os ovos estiverem cozidos, cobrir o arroz com a mussarela, desligar o fogo e fechar a panela novamente. Deixar descansar por pelo menos cinco minutos.

7) Quando o queijo estiver derretido, jogar o tomate e o cheiro verde por cima, temperar com sal e bastante azeite e servir imediatamente.