- Só penso em comida - https://www.sopensoemcomida.com.br -

Café da manhã dos sonhos em Trancoso

Cafe_Trancoso_Deck_sol [1]

Depois que a Clarinha nasceu eu e Felipe nunca mais tínhamos curtido um tempinho só nosso. Quando ela fez 10 meses resolvemos fazer uma mini Lua-de-Mel, e fomos para Trancoso, Bahia.

Escolhemos a Pousada Ouro Sobre Azul, dos queridos Filipe e Maurício. Logo que chegamos, o motorista que nos buscou no aeroporto já cantou a bola: “o café da manhã da pousada que vocês vão ficar é famoso na região! Dizem que é muito bom!” Já fiquei toda animada! Sou daquelas que AMA café da manhã de hotel.

Chegamos na pousada, linda, aconchegante, charmosa e super limpinha. Fomos recebidos pelo Maurício e seu sorriso fácil. Nos mostrou a pousada, nos levou até o quarto (cheiroso que só), e nos deu algumas dicas de onde jantar. E lá fomos nós, conhecer o quadrado de Trancoso (que é retangular – hahaha!)

Cafe_Trancoso_Quadrado_Piscina

Acabamos num restaurante Tailandês bárbaro (em breve vai sair post dele), onde também elogiaram o café da manhã da pousada. Aí já era! Eu queria muito que o sol nascesse logo para chegar a hora do café da manhã!

Cafe_Trancoso_Nos_Dois

Enfim, amanheceu… Mesa posta com louças lindas e coloridas. Surge Filipe, o outro dono da pousada, falante e sorridente, nos dando as boas vindas com um fresquíssimo suco de melancia. E então a orgia começou… Folhado de lombo defumado quentinho, ovos mexidos beeem cremosos, mandioca cozida (AMO!), bolo de cenoura com cobertura de chocolate, bombocado de milho (Top Top Top – sonho com ele até hoje – parece um curau de tão cremoso), torta de ricota com compota de frutas vermelhas, iogurte com granola, pão francês, pão integral, frios, frutas super frescas e cortadas lindamente (parecia sashimi), leite e café. Beleza, o café durou umas 2 horas, comi que nem uma louca, não aguentava mais nada, saí rolando de lá… mas saí feliz, feliz! Que maravilha de café da manhã!

Cafe_Trancoso_1

Aí chegou o segundo dia de café, e Filipe foi trazendo: Éclair recheada de creme e coberta com chocolate, torta macia de atum (meu marido que não gosta de atum adorou!), bolo de mandioca com coco (ponto alto do café – impressionantemente bom!), banana assada e os básicos de todos os dias: pães, frios, frutas, suco natural, iogurte com granola, ovos mexidos, mandioca cozida, leite e café. Ok, desta vez saímos de lá quicando.

Cafe_Trancoso_2

Dia 3: o banquete começou com quiche de peito de peru, quindim, bolo de chocolate e os básicos deliciosos.

cafe_Trancoso_3

Dia 4, e último: começamos com sanduíche de queijo branco e peito de peru feito na paté choux (mesma massa de éclair e carolina), rocambole de chocolate, bolo de banana e delicioso cuscuz de tapioca com canela (morri!).

Cafe_Trancoso_4

Depois desta comilança toda, eu quase não cabia mais no meu biquini, mas já era hora de ir embora. A viagem foi uma delícia, curti muito o meu maridão lindo, a praia, o descanso, e principalmente nossas manhãs. Ficávamos curiosos para saber o que viria de gostoso no dia, muitas vezes nos surpreendemos com as gostosuras que o Maurício preparava. O que me impressionou muito foi como ele acerta em cheio os pontos de açúcar nos doces. Muito equilibrados. Outra coisa que me deixou de boca aberta foi o ponto dos ovos mexidos, extremamente cremosos.

Cafe_Trancoso_Ovo_Mexido

Além da comida ser maravilhosa, tem um detalhe lindo que deixa tudo muito mais gostoso. Os meninos (Maurício e Filipe) acordam todo santo dia às 3h30 da manhã (pasmem!) para preparar tudo fresquinho para os hóspedes! É muito amor, gente! Por isso chega tudo quentinho, macio, cheiroso e suculento na mesa. Tudo muito fresco e feito com muito carinho.

Outra coisa super legal e sustentável: se você não aguentar comer tudo (não é incomum), eles embalam o que sobrou e você leva para o quarto para comer mais tarde. Nos salvou todos os dias quando chegávamos famintos da praia. Demais!

Cafe_Trancoso_Quatro_Pratos

Sem titubear, eu super recomendo a pousada Ouro Sobre Azul. Muito bem localizada (atrás do quadrado, mas super silenciosa), atendimento de primeiríssima qualidade e café da manhã fenomenal.

Vai pra Trancoso? Dá um chega lá.

Pousada Ouro Sobre Azul: Rua do Bom Jesus, 196 – Trancoso – Bahia.